Palestras da ASBBJ

 

Palestras

 

 

 

PROJETO TSURU – palestras online


Introdução:

 

O governo do Japão oferece anualmente, bolsas de treinamento no Japão para estudantes, técnicos e pesquisadores de países em desenvolvimento, em diversas áreas do conhecimento. Os bolsistas, ao retornarem ao seu local de origem, após o treinamento, são convidados a contribuir com as atividades das associações de ex-bolsistas em seu estado e em seu país.

 

No Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC) existe a Associação Sul Brasileira de Bolsistas no Japão (ASBBJ), ondem participam e se congregam ex-bolsistas de treinamentos no Japão oferecidos pela Japanease International Cooperation Agency (JICA). A criação da ASBBJ data do ano de 1981. Em 2017, no intuito de fortalecer o intercâmbio entre os membros da Associação no RS e SC bem como o intercâmbio com os membros das demais Associações de ex-bolsistas no Brasil, foi desenvolvido o Projeto TSURU – palestras online.


O Projeto TSURU – palestras online é uma realização da atual diretoria da ASBBJ sob a Presidência de Francisco Antônio Mondadori Valle e Vice-Presidência RS de Ana Stela Goldbeck, ambos ex-bolsistas no Japão e a ação é viabilizada pelo apoio financeiro advindo do projeto de Follow Up 2018 submetido à JICA. Esta iniciativa tem o objetivo, primeiramente, de divulgar à Sociedade, a grande oportunidade oferecida pelo governo japonês, através das bolsas de treinamento no Japão, para as pessoas/técnicos de países em desenvolvimento. Em segundo lugar, o projeto Tsuru passa a ser um espaço digital gratuito, de amplo alcance e sem fronteiras, de divulgação das experiências do ex-bolsista, do objeto do seu treinamento, dos conhecimentos adquiridos e também, uma grande vitrine para disseminar a Cultura Japonesa.

 

Neste intuito, esperamos poder contar com muitas palestras online da ASBBJ no canal YouTube em nosso futuro.

 

O primeiro vídeo do Projeto TSURU – palestras online nos ensina a experiência da Prof. Dra Junia Aparecida Laia da Mata, com o tema intitulado “Fortalecimento da saúde materno infantil: o que o Japão tem a nos ensinar?”. Dra. Junia é enfermeira obstetra e docente na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-bolsista no Japão de 2016.

 

Assista ao video: